domingo, 13 de março de 2011

6º Encontro de Mulheres Indigenas das Americas

09.03.11 ONU Mulheres participa do “6º Encontro Continental de Mulheres Indígenas das Américas” no México
(09/03/2011 - 10:49)


Brasília (Brasil) - Entre 5 e 8 de março, a coordenadora da Área de Direitos Econômicos da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Ana Carolina Querino, fez parte da delegação das Nações Unidas que participa do “6º Encontro Continental de Mulheres Indígenas das Américas”, no México. O encontro teve como objetivo fortalecer a liderança e os saberes das mulheres indígenas para garantir sua participação política nos espaços de decisão na região.

A reunião avaliou os avanços das ações desenvolvidas para a defesa dos direitos das mulheres indígenas quanto ao acesso à saúde, saúde sexual reprodutiva, infecção por HIV/AIDS e pobreza. Também configurou-se como um espaço de diálogo entre os movimentos de mulheres indígenas e afrodescendentes sobre as consequências da violência, do racismo, e da discriminação na vida das mulheres indígenas e negras.

“Essa experiência nos ajuda a conhecer melhor as reflexões, demandas e opiniões do movimento de mulheres indígenas da América Latina em relação aos temas tratados no encontro, entre eles a pobreza que é o tema central do nosso programa”, avaliou Ana Carolina Querino, que também é coordenadora do Programa Regional Gênero, Raça, Etnia e Pobreza.

O apoio da ONU Mulheres às atividades de articulação do “6º Encontro Continental de Mulheres Indígenas” teve início em junho de 2010, na Conferência Regional sobre a Situação da Mulher. Na ocasião ocorreu uma da ONU Mulheres, por meio do Programa Regional de Gênero, Raça, Etnia e Pobreza, representantes do CONAMI - Brasil (Conselho Nacional de Mulheres Indígena) e a coordenadora do Enlace Continental de Mulheres Indígenas Sulamericanas para o Cone Sul, Tarcila Rivera. Para Ana Carolina Querino, a reunião trouxe novos elementos para o trabalho da ONU Mulheres. “As reflexões trazidas pelas mulheres indígenas são como um guia para nós”, concluiu.

Nenhum comentário: